Foto com farda de passeio

Foto com farda de passeio
Primeira Turma de Matemática da Unidade Descentralizada de Campos Sales

1.ª Turma de Formandos em Matemática da UDCS/URCA - 2010

1.ª Turma de Formandos em Matemática da UDCS/URCA - 2010

Placa da 1.ª Turma de Licenciandos em Matemática da UD Campos Sales

Placa da 1.ª Turma de Licenciandos em Matemática da UD Campos Sales
Placa da 1.ª Turma de Licenciandos em Matemática da UD Campos Sales

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Novas duplas e grupos se apresentam na continuação dos seminários

Terça-feira, 11 de dezembro de 2007, houve a continuação do Seminário da Disciplina de História da Matemática. Na ocasião expuseram os seus trabalho mais quatro duplas que muito bem explanaram sobre os matemáticos famosos da antiguidade e suas contribuições.
Os amigos Leal e Joaquim falaram sobre os trabalhos e contribuições de René Descartes. Os colegas demonstraram um conhecimento profundo acerca do assunto que apresentara. Infelizmente, por conta de descuido meu, não tenho as fotos do trabalho dos amigos, mas não faltará oportunidade para postar fotos de trabalhos dos colegas cursistas Leal e Joaquim.

Alda e Paulinho mostraram para a turma as contribuições de Joseph Fourier. Ambos detalharam as obras desse matemático, demonstrando serem conhecedores do assunto.

Aderbal e Cícero José deram um show de apresentação. Ambos demonstraram que tinham conhecimento sobre a vida e obra de Girolano Cardano.
A apresentação dos dois foi simples, mais muito profunda, pois eles complmentavam sempre as falas um do outro, sendo sua apresentação elogiada pela Professora Francisca, titular da disciplina.

Rosana e Erileide, colegas de classe, representantes da classe feminina do vizinho município de Araripe; brilhantes cursistas da turma de Matemática, mostraram a vida e obra de Amalie
Emmy Noether; mulher forte, nascida na alemanha, que de tudo fez para poder entrar na universidade e dar as suas contribuições para a Matemática. Erileide e Rosana muito se empenharam na explicação acerca da vida e obra dessa importante personagem da história da Matemática.

Encerrando mais uma noite de apresentação de trabalhos, Jackson e Edinho, falaram da vida e obra de Gotfried Leibnis. A dupla, apesar do pouco entrosamento, surpreendeu a todos pelo amplo conhecimento sobre o assunto, principalmente o Edinho.

Francisca teceu comentários sobre todas as apresentações, entregou as médias das quatro duplas que se apresentaram no dia 06 de dezembro e terminou elogiando as apresentações das quatro últimas duplas.

Na quarta-feira, 12 de dezembro, duas equipes apresentaram os trabalhos da Disciplina da Didática da Matemática. Aderbal, Cicefran, Jackson e Aparecida, tiveram a atribuição de falar sobre a História da Matemática.
O Grupo iniciou suas falas, mostrando que a Matemática vém dos mais remotos períodos de existência de vida humana na terra. Através de cartazes e de explanação escrita no quadro, mostrou como os povos antigos faziam para a realização de cálculo.
Cicefran, por sua vez, mostrou que as primeiras representações de números, datam de 3.500 a.C. e passou para a turma um cópia do Papiro Rhind que mostra o cálculo da base do tronco de uma pirâmide feito pelos babilônios.
O grupo empenhou-se em pesquisar sobre a história da matemática e fez uma apresentação suscinta de um trabalho bastante técnico, onde o assunto necessitava de uma apurada pesquisa. Ao final da apresentação foi apresentada à turma um trabalho escrito, para servir de fonte de pesquisa acerca da História da Matemática.
Foi salientado para os colegas da Matemática, que naquele trabalho não tinha tudo sobre a história da ciência matemática, mas sim uma pequena parte, pois para apresentar um trabalho completo sobre o assunto, haveria a necessidade de anos e anos de pesquisa e não caberia em poucas folhas; o trabalho entregue era na verdade um resumo da História da Matemática.

Encerrando as apresentações da noite, Alda, Eliana, Alexsandra, Dona Neci e Paulinho falaram sobre a Matemática nas Escolas.
O grupo demonstrou interação e através de cartazes e de transparências falaram sobre o ensino da Matemática nas escolas e sobre os parâmetros curriculares nacionais e de Matemática. Em virtude do pouco tempo, Dona Graça, professora da Disciplina de Didática da Matemática, deixou para tecer os seus comentários na próxima aula, dia 19 de dezembro, onde acontecerão as próximas apresentações de grupos.

Houve um grande aproveitamento em ambos os seminários, pois essa forma de avaliação obriga o aluno a estudar. Brilhantes são as duas professoras, que deixaram o tradicionalismo das avaliações escritas pela avaliação oral expositiva, onde os alunos têm que ministrar verdadeiras aulas para os seus colegas. Até o momento todos superaram as expectativas, onde foi demonstrado por parte das duplas e grupos um vasto conhecimento acerca dos assuntos colocados em debate.
Francisca e Dona Graça, vocês estão de parabéns; como também tantos outros colegas de vocês que por esta casa passaram, que utilizaram formas de avaliações semelhantes como o Brilhante Louriva Luciano Filho, Professor de Psicologia da Educação no 1.º Periodo e a inesquecível e carismática Andréia, de geometria Espacial no 2.º período.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Seminários das Disciplinas Didática e História da Matemática

Terça-feira, 04/12, e quarta-feira 05/12/2007, tiveram início os Seminários de História e Didática da Matemática. Essas apresentações consistem na dissertação oral de trabalhos específicos, por parte dos acadêmicos de Matemática, que têm a função de repassar para o restante da turma os seus trabalhos pesquisados e debater esses temas juntamente com o restante da galera.
A professora Francisca (História da Matemática) iniciou as atividades de apresentação do seminário com quatro duplas, apresentando a biografia de grandes matemáticos da antigüidade; as suas contribuições para a Matemática.
A primeira dupla a se apresentar foi Raimundinha e Ricardo, que muito bem expuseram a vida de Isaac Newton e as suas contribuições para a matemática e outras disciplinas.
Telma Sâmara e Roseane, segunda equipe a se apresentar, trabalharam a vida de Johann Benoulli; elas demonstraram seus feitos através de transparências, onde ficou visível o conhecimento do trio acerca do assunto. Bernoulli, deu uma grande contribuição no Cálculo Diferencial, o qual é atribuido a ele a verdadeira paternidade.
Os terceiros a tecerem comentários sobre a vida de um grande Matemático foram Dona Neci Costa e Eliana, muito bem mostraram os feitos de Pierre de Fermat; que muito contribui com a Geometria Analítica e com o Cálculo Geométrico e Infinitesimal.
Encerrando a primeira etapa de apresentações, Cícero Pereira e Luisa, falaram da vida e obra de Leonhard Euler, que foi um dos grandes matemáticos da antiguidade, contribuindo para o desenvolvimento das Equações Diferencias. Suas considerações acerca de Euller, mostrou, para os estudantes ali presentes, que estavam por dentro do assunto.
O primeiro dia de apresentações dos trabalhos de História da Matemática, muito contribuiu para o crescimento do conhecimento dos alunos da turma de Matemática da UDCS, pois muitos de nós, talvez todos, pouco sabíamos ou talvez nem tínhamos conhecimentos de algumas personalidades da Matemática, que deram suas contribuições para essa disciplina ao longo do tempo. Os seminários-apresentações irão somente se encerrar no mês de janeiro de 2008; na próxima semana teremos mais quatro apresentações, com mais biografias e contribuições de matemáticos da antiguidade.

A Didática da Matemática, ministrada por Dona Graça, também iniciou o seu seminário, que aborda diferentes assuntos dentro da Educação Matemática. Em uma noite bastante chovosa, dia 05/12 e com poucos alunos, mas com muita participação, iniciamos o Seminário e o Debate.
Ricardo, Djalma, Gerlânia e Raimundinha, brilhantes colegas da Matemática, muito bem trabalharam o assunto Características do Conhecimento Matemático; com diversos cartazes, gráficos, desafios e dinâmicas, demonstraram diversas formas do repasse da matemática para alunos do Ensino Fundamental, principalmente das séries iniciais. Foi um show de apresentação, principalmente da colega Raimundinha.

Leal, Cícero José, Joaquim e Édson, encerraram a noite de apresentações com Reflexões acerca da Educação Matemática. O Grupo abordou uma temática discutida por diversos pensadores da Educação, que é a dificuldade do repasse da Matemática, pelos professores, para os alunos da Educação Básica; principalmente quando fala-se na resolução de problemas. O linguajar utilizado pelo professor de Matemática é técnico e difícil, por sua vez o aluno também peca, por não compreender o que um texto-problema está querendo dizer, pois ele, enquanto estudante, não tem o hábito da leitura; a interdisciplinaridade foi abordada na apresentação do grupo enfaticamente, juntamente com a contextualização.
Parabéns ao grupo, pois, apesar do número mínimo de alunos, fez com qua a galera da Matemática debatesse o tem proposto por Dona Graça e muito bem apresentado pelo Quarteto.

Ainda dentro de 2007, mais grupos apresentaram os seus trabalhos no Seminário da Didática da Matemática. Espero que o debate seja tão proveitoso quanto o do dia 05 de dezembro de 2007.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PARECE QUE FOI ONTEM

A Unidade Descentralizada de Campos Sales completou um ano de atividades, no dia 20 de novembro de 2007, com a festa da aula inaugural.
Muitos de nós, universitários de primeira viagem como eu, estávamos começando a trilhar um caminho novo, desconhecido e com esperanças imensas.
Passamos por poucas e boas nesse primeiro ano; desde as novidades de um ensino diferente até as primeiras e confusas avaliações, mas estamos seguindo em frente.
Mudanças importantes aconteceram no Estado do Ceará, na Universidade Regional do Cariri e na Unidade Descentralizada de Campos Sales nesse período. Governador, Reitor e Coordenador novos e novas expectativas.
Expectativas sim, pois Governo do Estado e Reitoria assumiram o compromisso de tornar a Unidade Descentralizada de Campos Sales gratuita e nós, estudantes dos três cursos de graduação, que iniciamos esta longa jornada estamos aguardando anciosamente esse dia chegar.
Parece que foi ontem que iniciamos nossa caminhada rumo a um futuro melhor, esperando também que a UDCS, em um futuro bem próximo se torne Campus Avançado de Campos Sales, como o de Iguatu e que abra as suas portas para a comunidade desta sofrida região do lado de baixo do Cariri, com mais cursos de graduação e com uma infra-estrutura apropriada.
Nós, pioneiros da UDCS, só temos do que nos orgulhar da nossa Unidade, pois sabemos que o nosso esforço não será em vão e se um dia esta Unidade vier a ficar gratuita, foi graças ao esforço de todos nós que hoje a fazemos, acadêmicos de Biologia, Letras e Matemática; Coordenação, Professores que aqui estão e que passaram e deixaram saudades; e Reitoria.
Esperamos que esta exensão da URCA, não fique somente nesses três cursos, que as Pró-reitoria de Ensino e Graduação juntamente com a Pró-reitoria de Extensão, vejam com bons olhos a possibilidade da implantação de um novo vestibular, já em 2008, para os cursos existentes e que seja incorporado novos cursos, pois não podemos pensar em parar por aqui; faz-se necessário continuar a oferecer à população de Campos Sales, Salitre, Araripe, Antonina do Norte e demais municípios circunvizinhos a possibilidade de cursar uma faculdade "gratuita" e de qualidade, bem perto de suas casas.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?

O Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, juntamente com o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, anunciou no início do mês de outubro, em audiência pública no município de Iguatu, a gratuidade dos cursos oferecidos pela Unidade Descentralizada de Iguatu, vinculada, também a Universidade Regional do Cariri e a possível encampação da FECLI à URCA.

Estavam presentes nessa sessão o Reitor e a Vice-Reitora da URCA, Prof. Plácido Cidade Nuvens e Professora Otonite Cortez, que ouviram do próprio Governador que a UDI ficará pública e gratuita a partir de MARÇO de 2008.

É visto e notório que, apesar das brigas políticas, os representantes do povo de Iguatu e da região Centro Sul em geral, unem-se quando é para reivindicar e trazer benefícios para a população daquela região.

Esperamos que o Governo do Estado não utilize dois pesos e duas medidas com relação à gratuidade dos cursos oferecidos pelas extensões da URCA nas Unidades Descentralizadas de Campos Sales e Missão Velha e que o Reitor assuma o compromisso firmado enquanto candidato, no sentido de tornar as UD’s pública de fato e gratuitas de direito.

E finalmente, que as pessoas eleitas para representar o povo, dos municípios de Campos Sales e Missão Velha, tomem como exemplo os de Iguatu, unam-se, deixando as diferenças políticas de lado, buscando a instalação de uma faculdade pública e gratuita; onde os maiores beneficiários serão os habitantes das cidades que compõem a região Cariri Oeste e os municípios que estão fora do triângulo CRAJUBAR, adjacentes a Missão Velha.

I Mostra de Matemática do Campus do Cariri Oeste - Oficinas Pedagógicas

I Mostra de Matématica do Campus do Cariri Oeste - Oficinas Pedagógicas

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre
Graduandos em Matemática de Salitre

II Oficina de Matemática de Salitre

II Oficina de Matemática de Salitre
Eliatá, concludente de Salitre e Teyla, futura concludente em Campos Sales

II Oficina de Matemática em Salitre

II Oficina de Matemática em Salitre
Professoras Graça e Luciana, da UDCS, com concludentes da matemática de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre
Turma, quase completa, na Oficina de Matemática dos formandos de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre
Acadêmicos da UD prestigiando os colegas formandos de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre
Telma e Dona Graça na Festa dos graduandos de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre

II oficina de Matemática dos Alunos de Graduação de Salitre
Roseane e Raquel em Salitre, felizes!!!

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Participação em jogos

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
alunos nas Oficina de Jogos

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Almoço da galera no intervalo da Mostra

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Oficina de Jogos

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Cícero e Lucélia na oficina de jogos

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Teyla e Alda na Oficina de Jogos

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Aderbal na Oficina de jogos

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Alunos da matemática da UDCS no encerramento da Mostra do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET

II Mostra de Matemática do CEFET
Retorno para casa

Prática de Ensino II - Os comilões e o dorminhoco

Psicologia da Educação - Encerramento do IV Período Letivo

UD campos Sales - Arraial Junino 2008

Arraial Junino 2008 - UD Campos Sales

Arraial Junino 2008 - UD Campos Sales
Meninas da Matemática trajadas para apresentação da quadrilha junina

Arraial da Unidade de Campos Sales - 2008

Arraial Junino da UD de Campos Sales - 2008

Nós na fita de novo

Turma de Matemática, Campeã