Alda e Paulinho mostraram para a turma as contribuições de Joseph Fourier. Ambos detalharam as obras desse matemático, demonstrando serem conhecedores do assunto.
Aderbal e Cícero José deram um show de apresentação. Ambos demonstraram que tinham conhecimento sobre a vida e obra de Girolano Cardano.
A apresentação dos dois foi simples, mais muito profunda, pois eles complmentavam sempre as falas um do outro, sendo sua apresentação elogiada pela Professora Francisca, titular da disciplina.
Rosana e Erileide, colegas de classe, representantes da classe feminina do vizinho município de Araripe; brilhantes cursistas da turma de Matemática, mostraram a vida e obra de Amalie
Emmy Noether; mulher forte, nascida na alemanha, que de tudo fez para poder entrar na universidade e dar as suas contribuições para a Matemática. Erileide e Rosana muito se empenharam na explicação acerca da vida e obra dessa importante personagem da história da Matemática.
Encerrando mais uma noite de apresentação de trabalhos, Jackson e Edinho, falaram da vida e obra de Gotfried Leibnis. A dupla, apesar do pouco entrosamento, surpreendeu a todos pelo amplo conhecimento sobre o assunto, principalmente o Edinho.
Francisca teceu comentários sobre todas as apresentações, entregou as médias das quatro duplas que se apresentaram no dia 06 de dezembro e terminou elogiando as apresentações das quatro últimas duplas.
Na quarta-feira, 12 de dezembro, duas equipes apresentaram os trabalhos da Disciplina da Didática da Matemática. Aderbal, Cicefran, Jackson e Aparecida, tiveram a atribuição de falar sobre a História da Matemática.
O Grupo iniciou suas falas, mostrando que a Matemática vém dos mais remotos períodos de existência de vida humana na terra. Através de cartazes e de explanação escrita no quadro, mostrou como os povos antigos faziam para a realização de cálculo.
Cicefran, por sua vez, mostrou que as primeiras representações de números, datam de 3.500 a.C. e passou para a turma um cópia do Papiro Rhind que mostra o cálculo da base do tronco de uma pirâmide feito pelos babilônios.
O grupo empenhou-se em pesquisar sobre a história da matemática e fez uma apresentação suscinta de um trabalho bastante técnico, onde o assunto necessitava de uma apurada pesquisa. Ao final da apresentação foi apresentada à turma um trabalho escrito, para servir de fonte de pesquisa acerca da História da Matemática.
Foi salientado para os colegas da Matemática, que naquele trabalho não tinha tudo sobre a história da ciência matemática, mas sim uma pequena parte, pois para apresentar um trabalho completo sobre o assunto, haveria a necessidade de anos e anos de pesquisa e não caberia em poucas folhas; o trabalho entregue era na verdade um resumo da História da Matemática.
Encerrando as apresentações da noite, Alda, Eliana, Alexsandra, Dona Neci e Paulinho falaram sobre a Matemática nas Escolas.
O grupo demonstrou interação e através de cartazes e de transparências falaram sobre o ensino da Matemática nas escolas e sobre os parâmetros curriculares nacionais e de Matemática. Em virtude do pouco tempo, Dona Graça, professora da Disciplina de Didática da Matemática, deixou para tecer os seus comentários na próxima aula, dia 19 de dezembro, onde acontecerão as próximas apresentações de grupos.
Houve um grande aproveitamento em ambos os seminários, pois essa forma de avaliação obriga o aluno a estudar. Brilhantes são as duas professoras, que deixaram o tradicionalismo das avaliações escritas pela avaliação oral expositiva, onde os alunos têm que ministrar verdadeiras aulas para os seus colegas. Até o momento todos superaram as expectativas, onde foi demonstrado por parte das duplas e grupos um vasto conhecimento acerca dos assuntos colocados em debate.
Francisca e Dona Graça, vocês estão de parabéns; como também tantos outros colegas de vocês que por esta casa passaram, que utilizaram formas de avaliações semelhantes como o Brilhante Louriva Luciano Filho, Professor de Psicologia da Educação no 1.º Periodo e a inesquecível e carismática Andréia, de geometria Espacial no 2.º período.